Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho

A secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Seit) tem como propósito levar cidadania à população sergipana, identificando suas principais demandas e promovendo a Inclusão Social da população. A Seit desenvolve um trabalho de combate à pobreza, voltado para aproximar, conhecer e diminuir as necessidades da população em situação de vulnerabilidade social.

Para tanto, a Seit é dividida em quatro diretorias além da Defesa Civil, lideradas pela secretária Lêda Lúcia Couto. Atua na execução de programas inseridos no âmbito das políticas públicas de Inclusão e Assistência Social; e defesa dos Direitos Humanos, onde estão inclusas a garantia dos direitos da Criança e do Adolescente; da Pessoa Idosa; da População LGBT; Igualdade Racial; e Pessoas com Deficiência.

A Seit é responsável, ainda, pela execução de políticas públicas voltadas para a geração de Trabalho e Empregabilidade, através de iniciativas que promovam a capacitação e inserção da população sergipana no mercado de trabalho, do incentivo à Economia Solidária e ao Artesanato Sergipano. Por meio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), a Seit também atua na prevenção a desastres, e na mitigação dos efeitos das chuvas e da seca nos municípios sergipanos.

Lêda Lúcia Couto

Com formação em Medicina e doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp, Lêda Couto foi secretária municipal de Saúde de Aracaju entre 2006 e 2007; diretora do Departamento de Redes de Atenção à Saúde, e do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde – além de ser professora de medicina da Universidade Federal de Sergipe. Seu nome foi escolhido por Eliane para conduzir a pasta, que será parte fundamental nos novos direcionamentos planejados pela vice-governadora para a política socioassistencial do Estado.

Atualizado: