3 de setembro de 2019, às 16:45

NAT e Instituto Aprecia preenchem 120 vagas em cursos para mulheres no Santos Dumont


Foto: Fernando Augusto

O Núcleo de Apoio ao Trabalho da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (NAT/Seit) realizou mais um dia de inscrições para cursos gratuitos, em parceria com o Instituto Aprecia e a Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura (Seduc). Na ocasião, foram ofertadas 120 vagas exclusivas para mulheres, paras os cursos de Empreendedorismo, Turismo e Hospitalidade, Vendas e Atendimento e Recepcionista.

Elas puderam escolher o turno da manhã ou da tarde para realizar as capacitações. As aulas acontecerão no Ginásio de Esportes Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont, e terão início a partir da próxima terça-feira, 09, com duração de 120 horas/aula por curso. Além disso, as alunas terão aulas de informática, e participarão de palestras e visitas acadêmicas às empresas.

A coordenadora tecnopedagógica do instituto Aprecia, Sandra Teodora, falou sobre a expectativa da entidade em relação aos cursos. “A gente espera que elas aproveitem bem essa oportunidade, porque o intuito é oferecer os cursos para que elas possam desenvolver suas habilidades, mudar de vida através do trabalho, fazendo com que sua autoestima melhore também. Em setembro vamos abrir novas vagas, em cursos para auxiliar administrativo, que nessa edição não teve, mas terá na próxima, além de novas turmas de turismo e empreendedorismo também”, disse.

Para o gerente de qualificação do NAT, Claudio Viana, o investimento na qualificação profissional de mulheres é extremamente importante. “Com a parceria, o NAT visa fortalecer as ações de qualificação para capacitar a mão de obra do estado, com esse apoio do Instituto Aprecia. Então, tudo que é positivo para o trabalhador a gente recebe de braços abertos. Estamos na 12ª turma de qualificação profissional este ano e tem mais 12 turmas em fase de planejamento, para a realização de cursos locais, nos bairros. Já fizemos no Bugio e, agora, estamos fazendo no Santos Dumont”, informou.

Trabalhadora autônoma, Elaine Alves Paixão contou que soube das inscrições dos cursos através das redes sociais. “Eu soube ontem à noite pelo Instagram, me inscrevi no curso para recepcionista e tenho muito interesse em me capacitar, pois como estou fora do mercado formal, acho que é importante fazer o curso para conseguir ingressar no mercado de trabalho. Além disso, vai me ajudar a abrir portas para mais possibilidades”, comentou.

Já Samara Leite Santos se inscreveu para o curso de turismo e hospitalidade, e conta que soube das vagas através de uma amiga. “Estou desempregada, me inscrevi no curso de Turismo e Hospitalidade, porque minha irmã é formada em Turismo e eu acho uma área interessante. Minha intenção é entrar no mercado de trabalho, me especializar para me tornar uma boa profissional”, concluiu.

Atualizado: