27 de agosto de 2019, às 18:37

Governo orienta equipes municipais sobre integração de usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho

Fotos: Pritty Reis

Gestores e técnicos municipais foram recebidos na secretaria de Estado da Inclusão Social (Seit) nesta terça-feira, 27, para trabalhar na construção dos respectivos planos municipais do Programa Acessuas Trabalho, que busca possibilitar a autonomia das famílias usuárias da políticas púbicas de Assistência Social, por meio da sua integração ao mundo do trabalho. Ao longo do encontro, as técnicas da Seit fizeram os repasses das pactuações realizadas no apoio técnico do Ministério da Cidadania, deram orientações sobre o preenchimento do sistema Acessuas e reservaram um momento para tirar dúvidas dos municípios.

Estiveram presentes representantes de 17 municípios: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Estância, Frei Paulo, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Porto da Folha, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto. Dentre as principais ações que deverão executar no âmbito do programa, estão a promoção de estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza, fomentando o desenvolvimento de habilidades e orientando os usuários. É preciso fazer o monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho e a articulação de serviços da assistência social com a saúde, educação e trabalho.

A referência técnica do Acessuas Trabalho na Seit, Andréa Doria, destacou a importância da reunião para os secretários municipais e coordenadores do Programa. “Esses momentos de reuniões técnicas são extremamente importantes porque é quando o Estado pode se aproximar dos municípios e identificar quais são as dificuldades que ele estão tendo para executar o Programa. A gente participou recentemente de um apoio técnico no Ministério da Cidadania, e hoje estamos fazendo o repasse de tudo que foi trabalhado lá para prestar um apoio técnico mais qualificado, já que esse é o papel do Estado junto aos municípios”, informou.

O assessor do município de Nossa Senhora das Dores, André Doria, agradeceu pela iniciativa da reunião com representantes dos municípios. “É uma oportunidade do estado auxiliar os municípios, principalmente pelo fato da gente ter um tempo muito curto para concluir as atividades do Acessuas Trabalho. Portanto, foi bastante esclarecedor para nós. Pudemos tirar dúvidas em relação ao preenchimento e aos prazos”, avaliou.

Já a coordenadora do Programa em Aracaju, Elvia Santiago, comentou que a sua principal dúvida era em relação ao alcance das metas. “Eu acho importante sempre ter essas reuniões, principalmente para sabermos sobre o alcance das metas, pois há um novo entendimento para que possamos alcançá-las. Já estou marcando outro retorno para falar sobre o financeiro, mas fora isso, conseguir tirar todas as minhas dúvidas”, concluiu.

Atualizado: